quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Menos 53 kg, mas a que custo?


Bernardo Martins escreveu, a meu pedido, um depoimento sobre sua história, contando como perdeu 53 quilos.



Me chamo Bernardo, tenho 20 anos e aos 19 me submeti a uma cirurgia Bariátrica pelo método de Gastroplastia vertical restritiva de Mason, que consiste em "grampear" o estômago criando um pequeno tubo que recebe o alimento. 
Fiquei com a sensação de plenitude gástrica, pois esta antecâmara gástrica esvazia-se lentamente.
Durante os primeiros 30 dias me alimentei somente de líquidos, baseando-me em pequenas quantidades, ingeridas de 15 em 15 minutos.
Quando fiz a cirurgia pesava 130 Kg e tinha o objetivo de chegar aos 75. Hoje, passados 10 meses em que operei, estou pesando 77 Kg (-53 Kg). Faltam apenas 2 Kg para alcançar meu objetivo.
Apesar do sofrimento, dor, noites sem dormir e dias sem comer, estou satisfeito com o resultado. Mas não aconselho. 
Se a pessoa for capaz de emagrecer sem precisar se submeter a essa cirurgia (de certa forma cômoda, pois é o caminho mais rápido para o emagrecimento), que vai mudar a vida e os hábitos dela completamente, meu conselho é: Tente TUDO primeiro!

(Assim como Bernardo, conheço muitas outras pessoas que se submeteram a cirurgia e não recomendam. Inclusive, sei de casos em que a pessoa quase morreu no pós-cirúrgico, engordou tudo de novo e atualmente, depois de aproximadamente 9 anos em que operou, está tendo complicações no local onde foi feito a cirurgia. De qualquer maneira, existem outros caminhos mais seguros para chegar ao objetivo e é isso que quero mostrar a vocês. Que é possível emagrecer comendo coisas gostosas, sem sofrimento, reeducando a alimentação e aprendendo a curtir exercícios. Pense em cirurgia apenas em último caso, ok?)

RECADO DA NUTRICIONISTA: As pessoas não sabem ou não querem saber das complicações, só querem emagrecer e fazem isso a qualquer custo. Tem pessoas que depois da cirurgia precisam usar medicações para o resto da vida, não existe mais prazer na alimentação e ela pode se tornar uma tortura, pois pode provocar vômitos e mal estar frequente. Conheço várias pessoas, até porque sou Nutricionista e logo me procuram quando a cirurgia não lhes proporciona mais o que proporcionava: o emagrecimento. Vários voltam a engordar! PORQUE? Ainda pensam "gordo", a cabeça continua de "gordo", continuam comendo alimentos muito calóricos e que não precisam de quantidade pra engordar .... Agora pensa aqui comigo, além de correr "risco de vida" (porque toda cirurgia é um risco) ainda não terei o prazer de fazer uma refeição e terei que me submeter a essa "tortura" pelo resto da minha vida? Por isso que o ideal sempre é fazer reeducação nutricional. Outra coisa, todo paciente que tem sucesso é aquele que não abandona o tratamento, é aquele que continua com os profissionais para orientá-lo, é aquele que assume que precisa sempre de ajuda pra continuar. A dieta é somente um papel que pode molhar e rasgar, o que vale é a sua persistência em querer mudar!

8 comentários:

  1. Obrigado pela oportunidade de expor o meu "sofrimento" rs.
    Boa sorte a todos que estão nessa caminhada em busca de uns quilinhos a menos.

    ResponderExcluir
  2. eu que agradeço a disponibilidade de relatar a sua história =D

    ResponderExcluir
  3. BÊh, primeiramente parabéns pela conquista. O "não recomento" vem por questões na recuperação ou trouxe outros problemas de saúde?

    ResponderExcluir
  4. Eu cheguei a ir ao médico, peguei os pedidos de exames, mais infelizmente uma amiga faleceu, um mês e pouco depois de fazer tal cirurgia, dizem que não foi por causa da tal cirurgia, porem, eu não acredito, falaram que foi complicação por conta de uma apendicite. Na verdade preciso é criar vergonha na cara e tentar de verdade pelo menos. Só ficar achando que vamos emagrecer por pensamento não adianta. Meus parabéns por ter conseguido Bernardo e Parabens pelo blog também Alliny, leio sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por estar acompanhando... espero que te estimule =D

    ResponderExcluir
  6. Rodolpho, descobri ontem que estou com pedra na vesícula, isso é consequência do emagrecimento muito rápido. Quer dizer, vou ter que entrar na faca de novo!!

    ResponderExcluir
  7. Samirzinho, Obrigado!
    E quanto sua amiga, os riscos de falecimento após um mês de cirurgia é praticamente 0. A preocupação está na cirurgia em si (devido a infecção hospitalar ou erro medico), no pós cirúrgico, e nos primeiros 15 dias (devido a alimentação correta). Então se vc quer fazer a cirurgia não fique traumatizado por esse ocorrido.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma prima que colocou um anel no estômago, emagreceu, ficou magérrima... Depois de um tempo ela pediu ao médico para retirar o anel, simplesmente porque antes ela era mais feliz...

    Acho que o principal é a saúde. Não existem milagres e nada vem sem um preço a ser pago. Emagreci 7 quilos no último mês, porque fechei a boca e fui comer direito. É chato, é, você sente falta de comer porcaria, ôh e como sente. Mas vai acostumando. Hoje eu sinto muito menos fome do que vinha sentindo e meu organismo tem funcionado muito melhor. Agora só preciso começar a me exercitar para otimizar os resultados e colaborar com o coração que tá falhando...

    ResponderExcluir