segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Em meio a dor

Quem me acompanha pelas redes sociais já sabe que a minha avó faleceu. Em alguns posts do blog mencionei a doença dela e, infeliz (ou felizmente se formos pensar no quanto ela estava sofrendo), no sábado ela desencarnou. Por isso, devo pedir novamente desculpas pela ausência por aqui, mas foi impossível pensar em reeducação alimentar (praticamente nem comi). Mas a vida continua e por isso vou me manter focada, com os mesmos objetivos de antes e com a mesma força para encarar os desafios que foram aparecendo no meio do caminho.
Vou compartilhar com vocês algumas dicas que recebi da minha nutricionista para ajudar a manter ou perder os quilinhos indesejados, até porque não me lembro direito da dieta do fim de semana, por isso seria difícil demais fazer uma retrospectiva.

1.            Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. (Estou conseguindo fazer isso na maior parte dos dias)
2.            Inclua diariamente no mínimo cinco porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. (Também tenho conseguido seguir essa dieta. Talvez não consuma as cinco porções, mas estou preferindo os grãos integrais e os alimentos na sua forma mais natural).

3.            Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches (Três porções acho muito. Até que frutas é mais tranquilo, mas legumes e verduras ficam restritos mais a hora do almoço ou do jantar)
4.            Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. (Isso é mole né.)

5.            Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! (Também acho que é tranquilo e consigo fazer sem dificuldades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário