terça-feira, 30 de julho de 2013

Primeira bronca da nutricionista

Como eu disse na primeira postagem, o intuito é emagrecer da forma mais saudável possível e para isso, dicas de uma nutricionista é essencial. Minha tia, Nádia Maria Mazeto, que é nutricionista, aceitou me ajudar nessa empreitada. Ela avaliou meu primeiro cardápio, do primeiro dia, e fez as suas observações. Segue abaixo o que ela me disse:


Preciso rever esse seu cardápio!
Tem pouca caloria!
Tome cuidado pq seu corpo poderá fazer um processo que chamo de "método de compensação" (eu inventei esse nome tá .... hehehehe).
Para o nosso corpo a redução drástica de calorias pode ser interpretada da seguinte maneira: Bem como a Alliny não come o que "eu preciso" vou ter que fazer uma reserva. Seu corpo começa a absorver mais.
Vou contar uma história de uma paciente pra dar como exemplo: Tinha uma garota de mais ou menos uns 20 anos, 1,60 de altura que tinha transtorno alimentar (anorexia), estava pesando 22Kg e conseguia comer ao dia somente 1 pote de iogurte de frutas fracionado em várias vezes. Ela não conseguia ingerir mais de 1 colher de iogurte a cada refeição. Fez alguns exames e podem ficar surpresos, ela NÃO TINHA ANEMIA! É aí que quero chegar. Seu corpo usou esse "método de compensação" reservando tudo. Ela não defecava (ficava mais de 1 mês sem fazer o nº 2 .. hehe), não menstruava, só ficava deitada pra não gastar essa "merreca" de energia que ela consumia. E ainda foi ficando com uma aparência envelhecida, com muitas rugas e pele super seca, porque seu corpo precisava dos nutrientes para as funções vitais e não pra sua beleza. Para o seu organismo, pele, cabelo e unha são supérfluos e ele nunca irá tirar, por exemplo, energia para o seu coração continuar batendo pra levar energia para seu cabelo crescer, ficar forte e com brilho.
A chance da dieta muito restrita não dar certo é maior, porque além desse processo metabólico, a pessoa que “pensa gordo” pode não aguentar tanta restrição. Você gosta e tem costume de comer “coisas de gordo”, macarrão com muitos ingredientes, lanches, pizzas e tudo mais. Então o melhor é reduzir!
“Processo sanfona” você conhece? Toda vez que uma pessoa faz uma dieta com grande redução de calorias corre o risco de passar por isso, porque restringe e seu corpo passa a absorver mais. Quando você para com tanta restrição e começa a comer “mais um pouquinho”, seu corpo quer guardar tudo, porque você deixou ele muito tempo sem a energia e tudo mais do que ele precisava.
A chance de você passar por esse processo é grande e a cada dia ter que reduzir ainda mais a alimentação pra conseguir perder peso. E é por isso que escuto tanto “eu quase não como e engordo, engordo só de olhar” e tantas outras coisas.
Como deve ser: comece com um determinado planejamento alimentar (a sua própria alimentação em porções menores, com inclusão de frutas e vegetais e evitando as guloseimas) e vá diminuindo ao longo do processo de reeducação e emagrecimento. Assim a chance de dar certo e você não retornar o peso é grande.
Dieta tem que ser saudável e não cara! Você sempre poderá comer peito de peru? Dieta boa tem que ter peito de peru? É uma delícia, mas gostaria de dizer que dieta não tem que ser cara! Comam peito de peru, sem problemas, mas ele não é a única opção.
FOME é inimigo de qualquer dieta e a chance de você errar e comer mais é maior. Com fome ficamos irracionais. Por isso também que tanta restrição pode te prejudicar, principalmente nos horários da tarde. Que tal você incluir uma aveia em flocos, uma granola, ou algum tipo de integral a tarde? Porque além deles “incharem no estômago” e dar maior saciedade, irão levar as gorduras ingeridas pra fora do seu corpo, porque elas (as gorduras) não irão te pertencer mais ... hehehehe.
Fibras engolem a gordura levando-as para as fezes, portanto abuse delas!
Temos 3 regras na Nutrição que são variedade, moderação e equilíbrio. USE-AS!
Entendeu porque você precisa rever seu cardápio? 

6 comentários:

  1. Isso aí Allyne, foco na dieta que você vai conseguir. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Apoiando e ajudando no que precisar.
    Força amiga... Vc vai conseguir!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!
    Também tô querendo voltar ao corpo dos 15, sempre tive problema com peso (comer é bom demais!) Vendo vc assim tão empenhada dá uma vontade enorme de começar uma dieta, fazer exercícios, mudar hábitos...
    O blog tá muito bacana, e ele, além de servir de motivação pra outras pessoas, serve para te impulsionar também! Afinal, fica muito feio abandonar o blog néah? Haha
    Vamo que vamo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Gente, brigadu pela força que vcs estão me dando... to mto empenhada e preciso desse apoio para continuar assim... Max, que bom que vc se sentiu estimulado... que tal começar a gnt vai trocando figurinhas, comparando resultados... o que acha? e a intenção do blog é essa mesmo, me manter na linha...rs

    Priscilla e Cláudia, obrigado pelo incentivo meninas...

    ResponderExcluir
  5. Agora sim, a dica foi boa e o relato ficou bom e honesto. Avante!

    ResponderExcluir
  6. Avante! Ela já me passou umas tabelas interessantíssimas sobre o que devo comer e quantas calorias devo ingerir... aos poucos vou divulgando =D

    ResponderExcluir