terça-feira, 20 de maio de 2014

MyFitnessPal, o aplicativo que ajuda a emagrecer (ou engordar)


Por esses dias, duas amigas me indicaram um aplicativo que contribui para quem quer perder, ganhar ou manter o peso que tem. Ele se chama MyFitnessPal e pode ser usado também pela internet, pelo link: http://www.myfitnesspal.com/. É tipo uma rede social específica, que tem alguns campos onde é possível colocar sua meta, inserir o quanto você está ingerindo de calorias por meio de um sistema de busca de alimentos, o quanto você faz de exercícios e quantas calorias tem queimado assim. Até quantos copos de água você bebe é possível monitorar por ele.
Tem como adicionar os amigos que usam também esse programa, colocar foto, ver a tabela nutricional dos alimentos que você está comendo, monitorar o seu progresso de acordo com um gráfico, enviar e receber mensagens, lembretes (que pode ser usado para te lembrar a hora de fazer as refeições, malhar ou beber água) e muito mais. Ele também marca os alimentos que você mais consome e faz cálculos de quantas calorias você deve ingerir para chegar na sua meta de peso.
No meu caso, ele calculou que devo ingerir 1.700 calorias diárias, o que é próximo da quantidade estipulada pela minha nutricionista, a Nádia Mazeto, que foi 1.870. O problema é que ele aumenta esse número conforme você insere os exercícios que faz. Por exemplo: ontem foi meu primeiro dia. Consumi 1.663 calorias e gastei 1.427 somando o muay thai, o treinamento funcional, 30 min de bike e 17 minutos de esteira. Por isso, segundo o myfitnesspal, eu ainda poderia ter ingerido 1.464 calorias para estar dentro do meu objetivo estipulado. 
Obviamente que não fiz isso, e nem vou seguir esse padrão. E espero que ninguém que use esse aplicativo considere essa soma. Ao menos que seja para ganho ou manutenção de peso. Agora para perda, seria loucura. Eu entendo que o que ele faz é uma soma simples, do que se ingere e o que se gasta, mas como a minha nutricionista estipulou minha ingestão já sabendo dos treinos diários que faço, é mais correto seguir o que ela me passou. Até porque, um aplicativo, por melhor que seja, não substitui um profissional. Cada caso é um caso.
De maneira geral, eu indico o uso do MyFitnessPal. Para mim está me auxiliando a controlar a quantidade de caloria ingerida, a quantidade gasta, me mostra a quantidade de carboidrato, proteína, gordura, sódio, açúcar, entre outras coisas, que estou ingerindo, enfim, é mais um estimulante para manter a reeducação alimentar a todo vapor e os treinos também. Vale a pena!

Um comentário:

  1. Uma dúvida: este aplicativo está disponível em outros idiomas também (preferencialmente pt-br)?
    beijo grande :*

    ResponderExcluir