terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Malefícios da Dieta Dukan


A onda agora é a tal da Dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa ou Prototal. Muita gente está se tornando adepta dela pela possibilidade de perder peso rapidamente, mas poucos tem esclarecimentos do todo, dos malefícios que ela pode trazer. É preciso, antes de tudo, se preocupar com a saúde e o bem estar, antes de entrar nessas furadas de dietas de modinha, que podem, além de te fazer engordar muito mais depois, ainda prejudicar a tentativa de uma vida saudável.

Ela foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan e segue uma linha em que há uma drástica redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras. A Dieta Dukan é dividida em quatro fases, denominadas: Fase de Ataque, Fase de Cruzeiro, Fase de Consolidação e Fase de Estabilização Permanente e a sua única vantagem é que não há limite relacionado a quantidade de alimentos que devem ser consumidos. A restrição gira em torno apenas do tipo de alimento.

Agora as desvantagens são muitas. Além da que eu já mencionei, que é a grande possibilidade de ganhar o peso perdido, é preciso lembrar que os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo e a exclusão deles, como recomendado pela dieta, pode promover quadros de tonturas, fraqueza e desmaios. Além disso, como o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células.

O excesso de proteínas também é um problema grave. Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.

O grupo amina contido nos aminoácidos que compõem as proteínas é eliminado pelos rins. O excessivo consumo de proteínas pode ocasionar um aumento significativo na quantidade de amina a ser eliminada promovendo, consequentemente, uma sobrecarga renal. Se essa situação permanecer por longos períodos, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa, o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.

Se não bastasse tudo isso, a Dieta Dukan não transmite a seus adeptos conceitos de alimentação saudável e equilibrada, portanto não há mudança de hábitos alimentares e consequentemente não há reeducação alimentar, dificultando assim a manutenção do peso. Também, por ser uma dieta restritiva, interfere na rotina, no humor, na vida social, e etc.

Fonte: Dieta e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário