segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fim de semana = dia do lixo


No fim de semana costuma ser mais difícil segurar a onda de comer porcaria, mas tenho percebido que com o tempo nosso organismo não consegue mais ingerir alimentos pouco saudáveis da mesma maneira que fazia antes. Naturalmente seus olhos te ajudam a selecionar o que vai ser legal pra você comer. Digo isso porque apesar de ainda ter algumas vontades, comidas que antes comia sem pensar, agora me parecem tão pesadas que quando como, me sinto mal. E o olhar, até por uma questão de bem estar, vai procurando alimentos mais leves e começa a achá-los mais atrativos do que os gordurosos, cheio de açúcares e etc.
Confesso que sai um pouco da linha, o que está completamente dentro do previsto. Todo mundo que está de reeducação alimentar tem direito a um dia de "liberdade". Minha nutricionista chama de dia da bagunça. Meu cunhado, que perdeu muitos quilos através de reeducação alimentar deu o nome de dia do lixo. Eu fico variando entre um e outro, mas a nomenclatura pode ficar a sua escolha. O que acho importante é aproveitar esse dia pra comer coisas que gosta, mas que, por serem gordurentas, doces demais, calóricas demais, te deixariam com a consciência pesada se consumidas nos dias "normais".
Porém, contudo, todavia, é importante pensar em não sair demais da linha nesse dia. Não adianta aproveitar pra ingerir tudo que se está com vontade ao mesmo tempo, em porções desproporcionais com relação as que vem consumindo. Senão, já pensou na bomba que vai ser comer de uma vez todas as guloseimas que se passou vontade durante a semana inteira? Não dá neah. Tipo eu que comi pizza, mas só um pedaço, e não mais de 2, como era de costume. Também tomei sorvete, mas pra isso abri mão do chocolate, das coberturas e daquelas maravilhas que colocamos em cima nas sorveterias self-service.
E para ajudar vocês ainda mais a saberem o que comer, como comer, postarei mais algumas dicas que recebi da minha nutricionista. Segue...

1. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. (Tô conseguindo fazer isso com tranquilidade)
2. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. (As sobremesas doces são mais difíceis de evitar, mas o resto tá sendo mole)
3. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. (Por incrível que pareça também estou conseguindo seguir essa dica... e olha que amo sal... quem me conhece sabe bem do que estou falando)
4. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. (Isso já faço tem muito tempo... por isso que tenho essa pele de bebê...kkkkk)
5. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. (Também tá rolando bem mais que isso praticamente todo dia, com Muay Thai, caminhada e outros treinos eventuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário