terça-feira, 8 de abril de 2014

Tô de volta


Tem muito tempo que não venho aqui e os motivos são variados. A desculpa da falta de tempo, em partes, é real, mas não na sua totalidade. Um tanto de desânimo, falta de objetivo, falta de coragem para encarar o desafio da perda de peso também se fizeram presente e me deixaram com um pouco de vergonha de continuar me expondo no blog. É difícil reconhecer o erro, ainda mais publicamente, para quem quiser ler e saber onde foi que cai.
O fato é que em algum momento da reeducação alimentar eu fracassei. Não sei se foi o embalo do final do ano, junto com as viagens que fiz, mas de qualquer maneira nada pode ser usado como argumento para justificar a minha incapacidade. Fui incapaz de me manter no foco e reconhecer isso foi o primeiro passo para começar de novo e não querer desistir de vez, abandonar tudo e me render aos excessos alimentícios e ao prazer ilusório que a comida proporciona.
Acabei engordando novamente. Comecei esse desafio com 94 quilos. Cheguei aos 89 e voltei para os 92. Na minha cabeça não conseguia entender porque tinha engordado novamente, uma vez que não parei de treinar. Mas não queria reconhecer que meus excessos na alimentação é que estavam provocando isso e que seria preciso voltar para o meu norte, para a vontade de perder peso. Para o gordo, a comida é um vício e como todo vício, te domina, controla e te faz protelar muito e resistir antes de abandoná-lo.
Fiz um processo de introspecção para descobrir porque estava sendo tão difícil abandonar velhos hábitos. Voltei a minha infância e descobri que a falta que tive das guloseimas que as crianças adoram me tornaram uma adulta com paladar infantil. E esse paladar infantil é que ferra tudo, que me faz não ter disciplina, nem controle de quantidades, muito menos da qualidade dos alimentos ingeridos. Ao descobrir isso cheguei no ponto que precisava e parei de me boicotar.
O fato de parar de me boicotar e ser realista me trouxe resultados maravilhosos. Fiz uma avaliação física para acrescentar a musculação nos meus treinos. Estava com 91,9 quilos no dia 27 de março. Ontem, dia 07 de abril, me pesei na mesma balança e percebi que já havia perdido um quilo e 300 gramas, em pouco mais de uma semana. Estava com 90,6 quilos. Digo estava porque agora estou tão focada que minha perca tem sido bem mais acelerada. Provavelmente, se me pesasse hoje, já perceberia mais resultado. E o melhor disso é que sem surtos e sem restringir nenhum alimento, apenas diminuindo sua quantidade.
Estou malhando mais e melhor. Faço muay thai 3 vezes por semana, MMA 2 vezes, Treinamento Funcional 5 vezes e musculação 3 vezes para fortalecer e prevenir lesões. Mas a mudança na alimentação tem sido crucial. Meus desejos insanos por comidas calóricas tem sumido aos poucos. Minhas escolhas tem sido bem melhores e mais nutritivas e tudo isso tem me deixado bem comigo mesma e livre para voltar a compartilhar com vocês o meu processo.
Eu estava fracassando sim, mas entendi que esse era um processo passageiro e que não deveria me dominar. Hoje voltei a ter sucesso e só depende de mim continuar tendo. É preciso ser gentil consigo, sem fechar os olhos para os problemas. E encontrar esse equilíbrio é a fórmula para ser mais saudável e alcançar meu objetivo de chegar aos 70 quilos, aos 30 anos. Tenho menos de um ano pra conseguir perder 20,6 quilos. Mas agora tenho certeza absoluta que vou conseguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário