terça-feira, 22 de outubro de 2013

NÃO TOME REMÉDIOS PARA EMAGRECER


Vejo por aí muita gente ansiosa e apressada querendo perder peso rápido e para conseguir esse feito, como também geralmente são preguiçosas, enfiam a cara em remédios tarja preta, para na verdade eles fazerem todo o trabalho por elas. E nessas pessoas, é normal ver efeitos sanfonas quase dramáticos, de perdas absurdas e, depois, não muito depois, ganhos absurdos na mesma proporção. Na maioria dos casos, nem levam em consideração os malefícios que esses medicamentos trazem a saúde.
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a anunciar a intenção de proibir o uso desses remédios, que só deveriam ser usados para tratamentos médicos, o que na grande maioria das vezes não é o caso de quem os utiliza. Muitos endocrinologistas afirmam que o medicamento só é indicado para pessoas que já adotaram uma alimentação mais saudável aliada a prática de exercícios físicos e ainda assim não conseguiram emagrecer.
Entre os vários efeitos colaterais, estão: agitação, irritabilidade, insônia, tremores, depressão, diarreia, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, provocando arritmias e ainda pode causar dependência química, além do efeito sanfona que já falamos, porque quem faz uso de remédios indiscriminadamente, não pretende fazer exercícios nem mudar sua alimentação. Consequentemente, ao parar de tomar o remédio, vai ganhar peso novamente, até porque muitos são diuréticos. Enquanto você acha que está emagrecendo, está apenas perdendo líquido.
É preciso pensar ainda no tipo de peso que se está perdendo. Quando se entra num processo de emagrecimento muito rápido, pode ser que a eliminação que esteja acontecendo no seu corpo seja de massa magra, ou seja, de músculos e não de gordura, o que é muito ruim. Por isso, people, não adianta buscar um milagre. Seja consciente dos danos que causou ao seu corpo e tente mudar da maneira correta, para não causar danos maiores ainda.
Eu já tomei remédios. O primeiro não consegui terminar nem a cartela, porque sentia muito cansaço, fraqueza e coração acelerado. Um dia, subindo as escadas do lugar onde trabalhava, passei tão mal que quase desmaiei. Desde então joguei o resto dos comprimidos fora. Eu tinha perdido 4 quilos em 2 semanas, mas depois recuperei esse peso rapidinho. Da segunda e última vez que fiz essa cagada, foi com a sibutramina. Ela dá saciedade, mas assim como o outro, me fez sentir mal e a perda de peso foi irrelevante.
Não tô aqui pra dar lição de moral em ninguém, mas eu estou no meu processo de emagrecimento da maneira mais correta possível e ouço de todos os especialistas possíveis que é assim que tem que ser. Mudei minha alimentação e treino quase todos os dias da semana. Tenho perdido peso, mais até do que estipulei por mês, e cada dia mais me sinto ótima, em todos os aspectos, muito além da aparência. Minha massa magra tem aumentado. Tô sentindo, principalmente nas pernas, onde já vejo um músculo querendo sobressaltar. E não estou preocupada em dormir baleia e acordar sereia. Estou consciente e feliz por isso.
E quanto a você, se está ferrando a sua saúde com remédio, eu só lamento. Não vai funcionar. E se quem está lendo isso já pensou em remédio como uma solução mágica, não faça isso. Vai por mim. É muito melhor ter paciência e fazer do jeito certo do que deixar a sua saúde pagar o pato depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário