Hoje comecei o dia pensando no pão ruim que eu ia ter que comer. Definitivamente, pão com semente não rola. Vou esperar esse pacote acabar e tentar optar pelo pão integral simples. Sei que não é tão benéfico quanto esse que estou comendo, com mais trigo e linho, mas já é melhor que o pão normal neah. Tomei essa decisão porque não acho que dieta deve ser um sofrimento em todos os sentidos. Dá pra trocar os alimentos super calóricos que eu adorava comer por versões mais light, mas que sejam gostosas também. Além disso, como chocólatra que sou, abrir mão do chocolate já está sendo duro demais, embora eu saiba que, de vez em quando posso comer um pouquinho.
Desde o começo do dia, já sabia que não ia poder fazer o Muay Thai pela incompatibilidade de horário. Daí consultei minha personal, Mariana Rodrigues, e ela me sugeriu fazer caminhada. Pela forma como se daria o dia, combinamos que eu andaria 2 horas. Segundo ela, 1 hora de caminhada queima, aproximadamente, 300 calorias. Perdi em torno de 600, provavelmente. Um pouco menos do que perderia com o Muay Thai, mas já estou feliz porque pelo menos fiz uma atividade.
Resolvi deixar de curtir todas as páginas de comidas gostosas do facebook depois que vi dois posts mostrando barras de chocolate suculenta. Quando a tentação é muita, é melhor evitar até de olhar, embora minha queridíssima chefa, Jaki Barbosa, tenha comido uma barra na minha frente e eu me segurei para não fazer o mesmo. O bom é que depois ela se redimiu e me deu a cereja no pedação de rocambole de chocolate que ela também comeu na minha frente =/
Hoje foi despedida da minha outra chefa, Sthê, que está indo passar férias na Holanda. Fomos nos despedir dela almoçando num restaurante chinês e isso me fez dar uma pequena escapadinha no cardápio. É que sou apaixonada por tempurá e pelo bolinho de salmão e ambos são fritos. Mesmo assim, reduzi a quantidade que estou acostumada a comer para menos da metade. Além disso, abri mão do rolinho primavera de queijo, que é outra paixão, da farofa, porque tinha calabresa e dos sushis com cream chease.
Mas agora vamos ao cardápio do dia
Café da Manhã
1 sanduíche com pão integral de trigo e linho, com requeijão, 1 fatia de queijo branco e 2 fatias de peito de peru
1 Iogurte light
Almoço
Salada contendo: tomate cereja, batata cozinha, brócolis e couve-flor (temperada com pouco azeite e sem sal)
4 sushis
1 porção pequena de purê de batata
1 bolinho de salmão
1 porção pequena de tempurá
1 pedaço de peixe branco grelhado
Café da Tarde
1 pera
1 banana
Jantar
1 copo de 300 ml de açaí com morango e granola
Ceia
3 bolachas (uma que tem mais fibra do que as comuns) com requeijão
Saga de uma gordinha sexy em busca de mais saúde e alguns reparos básicos no corpitcho. Comecei o blog precisando perder 24 quilos em 1 ano e 7 meses. Sete quilos já se foram. O objetivo é relatar a minha experiência para vocês e quem sabe inspirar mais pessoas a buscarem uma vida mais saudável. Fique à vontade para trocar figurinha, sugerir e até criticar ;)
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Pensando em como comer mais fibras
Ontem, ao escolher o que ia comer no café da manhã, me deparei com uma dúvida cruel. Comprei iogurte, daquele tipo branquinho, grossinho, sem corantes. Mas, ao olhar suas calorias, percebi que tinha mais do que o tal do achocolatado pronto de caixinha que eu adoro. Só vi depois que comprei, portanto, ingeri querendo acreditar que ele faz mais bem para saúde do que o achocolatado. Notei, ao tentar achar coisas saudáveis para comer na padaria perto da academia da Mariana, onde faço Muay Thai, que isso é mega difícil. Não sei se a dificuldade está na minha falta de competência para avaliar o que é saudável ou não ou se, realmente, esses locais tem poucas opções para quem quer comer melhor. De qualquer forma, ganhei umas tabelas ótimas da minha nutricionista de plantão, Nádia Mazeto, que vão me ajudar bastante a selecionar o que devo comer. Conforme os posts forem passando, vou compartilhando com vocês.
Quem leu o post anterior viu o créu que eu tomei dela, mesmo achando que estava arrasando nas escolhas que fiz para me alimentar. Na verdade, já tinha tomado um créu pelo facebook, mas não dela. Entendi que, nesse caso, ferro de nutricionista dói mais. Uma das coisas que aprendi com essa primeira ajuda, é que comer bem não significa que eu tenha que comer pouco e passar fome. Outra dica bacana foi a de ingerir mais fibras. Confesso que não gosto muito dessas coisas, que parecem farinha sem gosto, e nem sei como comer, com o que comer para ficar "menos ruim", mas vou tentar. Na segunda-feira mesmo, antes de dormir, voltei a comer chia, um dos melhores alimentos do mundo segundo uma pesquisa. Você pode saber um pouco mais sobre o alimento nesse link: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-os-beneficios-da-chia/339/
E por falar na segunda-feira, antes de dormir, estava fechando uma edição especial do jornal que eu trabalho, o Abadia Notícia. Meu estômago roncava, pedindo mais do que a singela barrinha de cereal que eu havia lhe dado. E pra piorar a minha situação, a esposa do diagramador começou a fritar uma linguiça de frango que eu amooooooooooo. Resultado: fiquei com vontade, cheguei em casa e comi uma maçã. =/
Mas no fim das contas, senti que valeu a pena. Acordei mais aliviada por perceber que consegui vencer o dia sem ceder as tentações que foram aparecendo no meio do caminho.
Voltando a ontem, depois de tomar meu café da manhã, estava pronta para pegar no batente e queimar muitas calorias. Tive que varrer o tatame da academia e acabei usando esse exercício como aquecimento do meu treino. Depois pulei muita corda, fiz muitos abdominais, exercícios funcionais, corri em círculos e dei vários socos e chutes no saco de pancada. Suei bastante. Malhei por aproximadamente uma hora.
Na hora do jantar a Mariana foi ao supermercado escolher algo para gente comer, que não fosse uma mísera barrinha de cereal. Ela chegou a conclusão de que é muito mais fácil escolher comida de gordo. Elas estão por toda parte e são bem mais práticas. Mas, no fim das contas, depois de muito sofrer para achar alimentos mais saudáveis, conseguimos até comer um sanduíche.
Agora vamos ao cardápio do dia.
Café da Manhã:
2 broas temperadas pequenas
1 pote de iogurte de 170 gramas
Ceia:
1 barra de cereal (com chocolate, para matar a vontade, mas olhei as calorias e tem apenas 7 a mais do que as outras sem o chocolate)
Almoço:
1 panqueca de frango com queijo, molho branco e vermelho (eu ia comer a de peito de peru, mas fiquei cismada com ele pelo créu... kkkkkkk)
1 copo de suco de maracujá
Café da tarde:
1 banana
1 maçã
Ceia:
1 banana
Jantar:
1 sanduíche com pão integral de trigo e linho, queijo branco, requeijão light, peito de peru (ele acabou aparecendo...kkkkk), azeitona para dar um sabor, milho e ervilha.
Antes de dormir tomei um copo de água de coco.
TOTAL: aproximadamente 1.900 calorias / o ideal, segundo a nutricionista, seria 1.870.
Confesso que o sanduíche do jantar não ficou tão gostoso quanto os que eu estava acostumada a comer, com hambúrguer, molho de alho, bacon, mussarela e etc. Acho que o problema maior é o pão. Odeio esse tipo que vem cheio de semente, mas pretendo seguir a recomendação de comer mais fibras. No fim das contas, sei que nesse processo preciso aprender a reconhecer a comida como algo que devo controlar, que serve para alimentar meu corpo e dar a ele nutrientes necessários para viver bem. E, de vez em quando, posso comer o que eu gosto sem prejuízos maiores.
terça-feira, 30 de julho de 2013
Primeira bronca da nutricionista
Como eu disse na primeira postagem, o intuito é emagrecer da forma mais saudável possível e para isso, dicas de uma nutricionista é essencial. Minha tia, Nádia Maria Mazeto, que é nutricionista, aceitou me ajudar nessa empreitada. Ela avaliou meu primeiro cardápio, do primeiro dia, e fez as suas observações. Segue abaixo o que ela me disse:
Preciso rever esse seu cardápio!
Tem pouca caloria!
Tome cuidado pq seu corpo poderá fazer um processo que chamo de "método de compensação" (eu inventei esse nome tá .... hehehehe).
Para o nosso corpo a redução drástica de calorias pode ser interpretada da seguinte maneira: Bem como a Alliny não come o que "eu preciso" vou ter que fazer uma reserva. Seu corpo começa a absorver mais.
Vou contar uma história de uma paciente pra dar como exemplo: Tinha uma garota de mais ou menos uns 20 anos, 1,60 de altura que tinha transtorno alimentar (anorexia), estava pesando 22Kg e conseguia comer ao dia somente 1 pote de iogurte de frutas fracionado em várias vezes. Ela não conseguia ingerir mais de 1 colher de iogurte a cada refeição. Fez alguns exames e podem ficar surpresos, ela NÃO TINHA ANEMIA! É aí que quero chegar. Seu corpo usou esse "método de compensação" reservando tudo. Ela não defecava (ficava mais de 1 mês sem fazer o nº 2 .. hehe), não menstruava, só ficava deitada pra não gastar essa "merreca" de energia que ela consumia. E ainda foi ficando com uma aparência envelhecida, com muitas rugas e pele super seca, porque seu corpo precisava dos nutrientes para as funções vitais e não pra sua beleza. Para o seu organismo, pele, cabelo e unha são supérfluos e ele nunca irá tirar, por exemplo, energia para o seu coração continuar batendo pra levar energia para seu cabelo crescer, ficar forte e com brilho.
A chance da dieta muito restrita não dar certo é maior, porque além desse processo metabólico, a pessoa que “pensa gordo” pode não aguentar tanta restrição. Você gosta e tem costume de comer “coisas de gordo”, macarrão com muitos ingredientes, lanches, pizzas e tudo mais. Então o melhor é reduzir!
“Processo sanfona” você conhece? Toda vez que uma pessoa faz uma dieta com grande redução de calorias corre o risco de passar por isso, porque restringe e seu corpo passa a absorver mais. Quando você para com tanta restrição e começa a comer “mais um pouquinho”, seu corpo quer guardar tudo, porque você deixou ele muito tempo sem a energia e tudo mais do que ele precisava.
A chance de você passar por esse processo é grande e a cada dia ter que reduzir ainda mais a alimentação pra conseguir perder peso. E é por isso que escuto tanto “eu quase não como e engordo, engordo só de olhar” e tantas outras coisas.
Como deve ser: comece com um determinado planejamento alimentar (a sua própria alimentação em porções menores, com inclusão de frutas e vegetais e evitando as guloseimas) e vá diminuindo ao longo do processo de reeducação e emagrecimento. Assim a chance de dar certo e você não retornar o peso é grande.
Dieta tem que ser saudável e não cara! Você sempre poderá comer peito de peru? Dieta boa tem que ter peito de peru? É uma delícia, mas gostaria de dizer que dieta não tem que ser cara! Comam peito de peru, sem problemas, mas ele não é a única opção.
FOME é inimigo de qualquer dieta e a chance de você errar e comer mais é maior. Com fome ficamos irracionais. Por isso também que tanta restrição pode te prejudicar, principalmente nos horários da tarde. Que tal você incluir uma aveia em flocos, uma granola, ou algum tipo de integral a tarde? Porque além deles “incharem no estômago” e dar maior saciedade, irão levar as gorduras ingeridas pra fora do seu corpo, porque elas (as gorduras) não irão te pertencer mais ... hehehehe.
Fibras engolem a gordura levando-as para as fezes, portanto abuse delas!
Temos 3 regras na Nutrição que são variedade, moderação e equilíbrio. USE-AS!
Entendeu porque você precisa rever seu cardápio?
Preciso rever esse seu cardápio!
Tem pouca caloria!
Tome cuidado pq seu corpo poderá fazer um processo que chamo de "método de compensação" (eu inventei esse nome tá .... hehehehe).
Para o nosso corpo a redução drástica de calorias pode ser interpretada da seguinte maneira: Bem como a Alliny não come o que "eu preciso" vou ter que fazer uma reserva. Seu corpo começa a absorver mais.
Vou contar uma história de uma paciente pra dar como exemplo: Tinha uma garota de mais ou menos uns 20 anos, 1,60 de altura que tinha transtorno alimentar (anorexia), estava pesando 22Kg e conseguia comer ao dia somente 1 pote de iogurte de frutas fracionado em várias vezes. Ela não conseguia ingerir mais de 1 colher de iogurte a cada refeição. Fez alguns exames e podem ficar surpresos, ela NÃO TINHA ANEMIA! É aí que quero chegar. Seu corpo usou esse "método de compensação" reservando tudo. Ela não defecava (ficava mais de 1 mês sem fazer o nº 2 .. hehe), não menstruava, só ficava deitada pra não gastar essa "merreca" de energia que ela consumia. E ainda foi ficando com uma aparência envelhecida, com muitas rugas e pele super seca, porque seu corpo precisava dos nutrientes para as funções vitais e não pra sua beleza. Para o seu organismo, pele, cabelo e unha são supérfluos e ele nunca irá tirar, por exemplo, energia para o seu coração continuar batendo pra levar energia para seu cabelo crescer, ficar forte e com brilho.
A chance da dieta muito restrita não dar certo é maior, porque além desse processo metabólico, a pessoa que “pensa gordo” pode não aguentar tanta restrição. Você gosta e tem costume de comer “coisas de gordo”, macarrão com muitos ingredientes, lanches, pizzas e tudo mais. Então o melhor é reduzir!
“Processo sanfona” você conhece? Toda vez que uma pessoa faz uma dieta com grande redução de calorias corre o risco de passar por isso, porque restringe e seu corpo passa a absorver mais. Quando você para com tanta restrição e começa a comer “mais um pouquinho”, seu corpo quer guardar tudo, porque você deixou ele muito tempo sem a energia e tudo mais do que ele precisava.
A chance de você passar por esse processo é grande e a cada dia ter que reduzir ainda mais a alimentação pra conseguir perder peso. E é por isso que escuto tanto “eu quase não como e engordo, engordo só de olhar” e tantas outras coisas.
Como deve ser: comece com um determinado planejamento alimentar (a sua própria alimentação em porções menores, com inclusão de frutas e vegetais e evitando as guloseimas) e vá diminuindo ao longo do processo de reeducação e emagrecimento. Assim a chance de dar certo e você não retornar o peso é grande.
Dieta tem que ser saudável e não cara! Você sempre poderá comer peito de peru? Dieta boa tem que ter peito de peru? É uma delícia, mas gostaria de dizer que dieta não tem que ser cara! Comam peito de peru, sem problemas, mas ele não é a única opção.
FOME é inimigo de qualquer dieta e a chance de você errar e comer mais é maior. Com fome ficamos irracionais. Por isso também que tanta restrição pode te prejudicar, principalmente nos horários da tarde. Que tal você incluir uma aveia em flocos, uma granola, ou algum tipo de integral a tarde? Porque além deles “incharem no estômago” e dar maior saciedade, irão levar as gorduras ingeridas pra fora do seu corpo, porque elas (as gorduras) não irão te pertencer mais ... hehehehe.
Fibras engolem a gordura levando-as para as fezes, portanto abuse delas!
Temos 3 regras na Nutrição que são variedade, moderação e equilíbrio. USE-AS!
Entendeu porque você precisa rever seu cardápio?
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Força de Vontade é a expressão da vez
Sempre é muito legal começar um blog novo e, junto com ele, um novo projeto. Nesse caso, o projeto nem é tão novo assim. Há quase dois anos um dos meus objetivos é eliminar, antes de fazer 30 anos, os 24 quilos que ganhei por diversos motivos. O emocional talvez seja, sempre, o ponto fraco de quem se apoia na comida. Tá triste, come que passa. Tá feliz, come para comemorar. Tá nervoso, come que acalma. E o corpo acaba sofrendo as consequências desse tipo de "preenchimento" das lacunas sentimentais.
E não falo de consequências estéticas. Não acredito nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade e nem acho que você deve se comparar a alguém para se sentir feliz. No meu caso, o que tenho sentido, é uma necessidade de emagrecer por saúde. Não que eu esteja doente, muito pelo contrário. Mas estar com quase 100 quilos atrapalha em alguns momentos da vida. E não vou perder meu tempo aqui apontando todos esses momentos em que os quilinhos a mais incomodam. Quem é gordo, sabe. Quem não é, não vai entender.
A intenção em expor minha caminhada rumo ao corpo que eu tinha aos 15 anos, é por puro compromisso. Sei que se fizesse isso sozinha, sem a ajuda e o incentivo de vocês, sem compartilhar tudo que se passa comigo, talvez não durasse e provavelmente eu não conseguiria. Digo isso porque cheguei a perder 8 quilos apenas fazendo caminhada, mas acabei engordando 7 pelo desânimo e a falta de disciplina. Por isso, dessa vez vai ser diferente.
Esse blog vai ser tipo um diário. A intenção é escrever diariamente sobre como tenho me comportado em relação a comida, o que tenho ingerido, os centímetros e quilos que estou perdendo e as alegrias e sofrimentos que terei durante o "trajeto", começando por hoje. Me pesei e estou com 94 quilos. O objetivo é chegar aos 70. Ainda não conseguir tirar as minhas medidas, mas assim que o fizer, coloco aqui para vocês acompanharem as mudanças. Mas já adianto que o tamanho do meu sutiã é 52, da calça é 46 ou 48 e das blusas ou vestidos é geralmente GG.
Além de reeducação alimentar, também voltei a fazer exercícios. Na verdade, nunca fui uma pessoa sedentária. Sempre me movimentei, mas, em contrapartida, sempre gostei de comer muita besteira, alimentos beeeeemmmm calóricos. Então, o que quero fazer, e espero que dê certo, é aliar exercícios frequentes (o escolhido da vez foi o Muay Thai, arte marcial que eu adoro, que tem tudo haver com a minha vida e também alguns exercícios funcionais) com uma alimentação equilibrada e saudável. Voltei aos treinos hoje com força total.
Vou contar com a ajuda da Personal Trainer (e minha namorada) Mariana Rodrigues com relação aos exercícios que devo fazer e também da Nutricionista (e minha tia) Nádia Maria Mazzeto, para avaliar como está a minha dieta. Ambas vão me passar dicas para que eu possa repassar a vocês.
Espero poder ajudar e incentivar muita gente que, como eu, precisa de apoio para seguir em frente. Lembrando que o que mais importa é a nossa saúde e não ter um corpitcho que agrade os olhos alheios. Vou continuar me amando como sempre e como nunca. E vamo junto, que a gente vai mais longe. =D
Cardápio de hoje
Café da manhã:
1 banana
2 pães de queijo pequenos
Almoço:
Salada contendo: brocólis, grão de bico, lentilha, tomate-cereja, cenoura, beterraba, repolho, soja, milho verde e ervilha (maior parte dos alimentos crús, temperada apenas com pouco azeite, sem sal)
2 ovos de codorna
2 colheres de sopa de arroz integral
2 colheres de sopa de camarão ao catupiry
1 pedaço pequeno de escondidinho de bacalhau
Lanche da tarde:
1 pão de queijo pequeno
1 ameixa
Jantar:
1 pão de cenoura com duas fatias de peito de peru
Ceia:
1 barra de cereal
1 maça
TOTAL: Aproximadamente 1.300 calorias / o ideal, segundo a nutricionista, seria 1.870
OBS: A parte da manhã foi mais tranquila. Fiquei saciada com o que comi e não senti fome. O almoço também foi tranquilo, embora eu tenha sentido muita vontade de comer as frituras a que estou acostumada e tomar um suco junto com a comida. Na hora de pagar a conta também foi sofrido. Os chocolates que ficam no caixa me fizeram sofrer um bocado. Estava acostumada a sempre comer uma barrinha depois do almoço. Sou chocólatra e essa parte talvez vá ser a mais tensa de todas. #Oremos
Na parte da tarde senti muita fome (na verdade ainda estou sentindo). Os alimentos não foram o suficiente para me saciar. Talvez seja necessário para adaptar meu estômago a comer menos. Enfim, hoje abri mão do achocolatado pronto de caixinha no café da manhã, das frituras e chocolate no almoço, das bolachinhas italianas e do suco industrializado no café da tarde e ainda vou abrir mão do lanche noturno. #Oremos de novo, porque o trem tá feio.
E não falo de consequências estéticas. Não acredito nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade e nem acho que você deve se comparar a alguém para se sentir feliz. No meu caso, o que tenho sentido, é uma necessidade de emagrecer por saúde. Não que eu esteja doente, muito pelo contrário. Mas estar com quase 100 quilos atrapalha em alguns momentos da vida. E não vou perder meu tempo aqui apontando todos esses momentos em que os quilinhos a mais incomodam. Quem é gordo, sabe. Quem não é, não vai entender.
A intenção em expor minha caminhada rumo ao corpo que eu tinha aos 15 anos, é por puro compromisso. Sei que se fizesse isso sozinha, sem a ajuda e o incentivo de vocês, sem compartilhar tudo que se passa comigo, talvez não durasse e provavelmente eu não conseguiria. Digo isso porque cheguei a perder 8 quilos apenas fazendo caminhada, mas acabei engordando 7 pelo desânimo e a falta de disciplina. Por isso, dessa vez vai ser diferente.
Esse blog vai ser tipo um diário. A intenção é escrever diariamente sobre como tenho me comportado em relação a comida, o que tenho ingerido, os centímetros e quilos que estou perdendo e as alegrias e sofrimentos que terei durante o "trajeto", começando por hoje. Me pesei e estou com 94 quilos. O objetivo é chegar aos 70. Ainda não conseguir tirar as minhas medidas, mas assim que o fizer, coloco aqui para vocês acompanharem as mudanças. Mas já adianto que o tamanho do meu sutiã é 52, da calça é 46 ou 48 e das blusas ou vestidos é geralmente GG.
Além de reeducação alimentar, também voltei a fazer exercícios. Na verdade, nunca fui uma pessoa sedentária. Sempre me movimentei, mas, em contrapartida, sempre gostei de comer muita besteira, alimentos beeeeemmmm calóricos. Então, o que quero fazer, e espero que dê certo, é aliar exercícios frequentes (o escolhido da vez foi o Muay Thai, arte marcial que eu adoro, que tem tudo haver com a minha vida e também alguns exercícios funcionais) com uma alimentação equilibrada e saudável. Voltei aos treinos hoje com força total.
Vou contar com a ajuda da Personal Trainer (e minha namorada) Mariana Rodrigues com relação aos exercícios que devo fazer e também da Nutricionista (e minha tia) Nádia Maria Mazzeto, para avaliar como está a minha dieta. Ambas vão me passar dicas para que eu possa repassar a vocês.
Espero poder ajudar e incentivar muita gente que, como eu, precisa de apoio para seguir em frente. Lembrando que o que mais importa é a nossa saúde e não ter um corpitcho que agrade os olhos alheios. Vou continuar me amando como sempre e como nunca. E vamo junto, que a gente vai mais longe. =D
Cardápio de hoje
Café da manhã:
1 banana
2 pães de queijo pequenos
Almoço:
Salada contendo: brocólis, grão de bico, lentilha, tomate-cereja, cenoura, beterraba, repolho, soja, milho verde e ervilha (maior parte dos alimentos crús, temperada apenas com pouco azeite, sem sal)
2 ovos de codorna
2 colheres de sopa de arroz integral
2 colheres de sopa de camarão ao catupiry
1 pedaço pequeno de escondidinho de bacalhau
Lanche da tarde:
1 pão de queijo pequeno
1 ameixa
Jantar:
1 pão de cenoura com duas fatias de peito de peru
Ceia:
1 barra de cereal
1 maça
TOTAL: Aproximadamente 1.300 calorias / o ideal, segundo a nutricionista, seria 1.870
OBS: A parte da manhã foi mais tranquila. Fiquei saciada com o que comi e não senti fome. O almoço também foi tranquilo, embora eu tenha sentido muita vontade de comer as frituras a que estou acostumada e tomar um suco junto com a comida. Na hora de pagar a conta também foi sofrido. Os chocolates que ficam no caixa me fizeram sofrer um bocado. Estava acostumada a sempre comer uma barrinha depois do almoço. Sou chocólatra e essa parte talvez vá ser a mais tensa de todas. #Oremos
Na parte da tarde senti muita fome (na verdade ainda estou sentindo). Os alimentos não foram o suficiente para me saciar. Talvez seja necessário para adaptar meu estômago a comer menos. Enfim, hoje abri mão do achocolatado pronto de caixinha no café da manhã, das frituras e chocolate no almoço, das bolachinhas italianas e do suco industrializado no café da tarde e ainda vou abrir mão do lanche noturno. #Oremos de novo, porque o trem tá feio.
Assinar:
Postagens (Atom)