terça-feira, 6 de maio de 2014

As delícias (e vantagens) do queijo cottage


Embora esteja se tornando um hábito na mesa de quem está reeducando a alimentação, o queijo cottage ainda não é conhecido por todos. Muitos não sabem que ele tem pouquíssimas calorias (apenas 27 por colher de sopa), textura de ricota (com metade das calorias deste tipo de queijo), mas bem mais saboroso, pelo menos segundo o meu paladar. 
Dá pra usar de várias maneiras. Eu gosto de comer no café da manhã ou lanche da tarde com pão de cenoura e iogurte ou com torrada multi grãos, mas pode ser colocado no macarrão, na panqueca, na lasanha e em muitos outros pratos que a sua criatividade sugerir.
Ele é feito com leite de vaca drenado e, por isso, ainda fica com um restinho do soro do leite e a sua consistência fica cremosa. O cottage tem muito menos colesterol, gordura e sódio do que os queijos amarelados e tem muita proteína e cálcio em sua composição. Pena que não é tão fácil de encontrar como os outros tipos que estão no mercado brasileiro a mais tempo e tem mais tradição. Porém, vale a pena procurar e experimentar.
Mas é bom lembrar que não adianta nada trocar os queijos habituais por cottage e continuar mantendo outros alimentos gordos no cardápio. O ideal é fazer como eu fiz. Na hora das compras, tentar trocar todos os alimentos por tipos mais saudáveis. No meu caso, substitui o cappucino, o achocolatado, a geléia de morango, o leite, as bolachas, o pão, o macarrão, o requeijão, o iogurte por versões light, diet, integral e com mais fibras. Além disso, exclui os sucos industrializados (refrigerante já tinha excluído há muito tempo) e alimentos congelados.
A mudança na alimentação para ter uma vida melhor é um conjunto de coisas. Pequenas atitudes fazem diferença, mas quanto mais ações forem tomadas juntas, melhor. Una opções saudáveis no prato, com exercícios que queimem bastante caloria. Os resultados virão, pode confiar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário