quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pensando em como comer mais fibras


Ontem, ao escolher o que ia comer no café da manhã, me deparei com uma dúvida cruel. Comprei iogurte, daquele tipo branquinho, grossinho, sem corantes. Mas, ao olhar suas calorias, percebi que tinha mais do que o tal do achocolatado pronto de caixinha que eu adoro. Só vi depois que comprei, portanto, ingeri querendo acreditar que ele faz mais bem para saúde do que o achocolatado. Notei, ao tentar achar coisas saudáveis para comer na padaria perto da academia da Mariana, onde faço Muay Thai, que isso é mega difícil. Não sei se a dificuldade está na minha falta de competência para avaliar o que é saudável ou não ou se, realmente, esses locais tem poucas opções para quem quer comer melhor. De qualquer forma, ganhei umas tabelas ótimas da minha nutricionista de plantão, Nádia Mazeto, que vão me ajudar bastante a selecionar o que devo comer. Conforme os posts forem passando, vou compartilhando com vocês.
Quem leu o post anterior viu o créu que eu tomei dela, mesmo achando que estava arrasando nas escolhas que fiz para me alimentar. Na verdade, já tinha tomado um créu pelo facebook, mas não dela. Entendi que, nesse caso, ferro de nutricionista dói mais. Uma das coisas que aprendi com essa primeira ajuda, é que comer bem não significa que eu tenha que comer pouco e passar fome. Outra dica bacana foi a de ingerir mais fibras. Confesso que não gosto muito dessas coisas, que parecem farinha sem gosto, e nem sei como comer, com o que comer para ficar "menos ruim", mas vou tentar. Na segunda-feira mesmo, antes de dormir, voltei a comer chia, um dos melhores alimentos do mundo segundo uma pesquisa. Você pode saber um pouco mais sobre o alimento nesse link: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-os-beneficios-da-chia/339/
E por falar na segunda-feira, antes de dormir, estava fechando uma edição especial do jornal que eu trabalho, o Abadia Notícia. Meu estômago roncava, pedindo mais do que a singela barrinha de cereal que eu havia lhe dado. E pra piorar a minha situação, a esposa do diagramador começou a fritar uma linguiça de frango que eu amooooooooooo. Resultado: fiquei com vontade, cheguei em casa e comi uma maçã. =/
Mas no fim das contas, senti que valeu a pena. Acordei mais aliviada por perceber que consegui vencer o dia sem ceder as tentações que foram aparecendo no meio do caminho.
Voltando a ontem, depois de tomar meu café da manhã, estava pronta para pegar no batente e queimar muitas calorias. Tive que varrer o tatame da academia e acabei usando esse exercício como aquecimento do meu treino. Depois pulei muita corda, fiz muitos abdominais, exercícios funcionais, corri em círculos e dei vários socos e chutes no saco de pancada. Suei bastante. Malhei por aproximadamente uma hora.
Na hora do jantar a Mariana foi ao supermercado escolher algo para gente comer, que não fosse uma mísera barrinha de cereal. Ela chegou a conclusão de que é muito mais fácil escolher comida de gordo. Elas estão por toda parte e são bem mais práticas. Mas, no fim das contas, depois de muito sofrer para achar alimentos mais saudáveis, conseguimos até comer um sanduíche.

Agora vamos ao cardápio do dia.

Café da Manhã:
2 broas temperadas pequenas
1 pote de iogurte de 170 gramas

Ceia:
1 barra de cereal (com chocolate, para matar a vontade, mas olhei as calorias e tem apenas 7 a mais do que as outras sem o chocolate)

Almoço:
1 panqueca de frango com queijo, molho branco e vermelho (eu ia comer a de peito de peru, mas fiquei cismada com ele pelo créu... kkkkkkk)
1 copo de suco de maracujá

Café da tarde:
1 banana
1 maçã

Ceia:
1 banana

Jantar:
1 sanduíche com pão integral de trigo e linho, queijo branco, requeijão light, peito de peru (ele acabou aparecendo...kkkkk), azeitona para dar um sabor, milho e ervilha.

Antes de dormir tomei um copo de água de coco.

TOTAL: aproximadamente 1.900 calorias / o ideal, segundo a nutricionista, seria 1.870.

Confesso que o sanduíche do jantar não ficou tão gostoso quanto os que eu estava acostumada a comer, com hambúrguer, molho de alho, bacon, mussarela e etc. Acho que o problema maior é o pão. Odeio esse tipo que vem cheio de semente, mas pretendo seguir a recomendação de comer mais fibras. No fim das contas, sei que nesse processo preciso aprender a reconhecer a comida como algo que devo controlar, que serve para alimentar meu corpo e dar a ele nutrientes necessários para viver bem. E, de vez em quando, posso comer o que eu gosto sem prejuízos maiores.


8 comentários:

  1. Alliny o achocolatado de caixinha é feito basicamente com soro do leite (até 45%)... Aquela parte que seria descartada na fabricação do queijo, se não tivessem descoberto uma utilidade pra ele. Não vale a pena ingerir por ser rico em calorias vazias e sódio. O iogurte é mais calórico por ter mais proteínas. Mas também tem mais gordura. Via de regra, consumir iogurte favorece o trato intestinal, o que também é interessante pra quem quer emagrecer com saúde.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha amiga!!!!!!!!
    Fica tranquila que em pouco tempo esses alimentos saudáveis e cheios de fibra vão te dar um bem estar danado e te deixar mais bonita e fará vc amar o sabor deles fácinho.... eles vão mexer com sua auto estima rsrsrsr vá por mim!!!!
    Estou super contente com o que eu li, vc é um grande exemplo e vou te seguir para melhorar a minha alimentação também!!! Beijocassssssss e sucessoooooooosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. hehe vou te acompanhar nessa em Alliny , to de dieta tbm , e vamos conseguir hein! boa sorte bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o cardápio.
    Continue assim amiga...
    Daqui à pouco vc se adapta aos pães integrais.
    Tem uma bolacha de gergelim que se chama Piraquê é uma delicia. Depois vou comprar uma e levar pra vc.
    Bjo e continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Vou ser sincero. Tentei tanto ser magro, só que tentar emagrecer comendo só emagrece nosso bolso, porque ser saudável é tão caro? Até tentei interpretar os livros do Robert Ferguson, mas se depender desse gringo eu sobreviveria através de inhame e rabanete.

    ResponderExcluir
  7. Uma bronca: Cadê as folhas nesse cardápio? Pode começar a incluir alface, couve, rúcula... Você precisa de fibras, alimentos que possam ser comidos crus...

    ResponderExcluir
  8. Jessica, fiquei mais feliz agora por ter optado pelo Iogurte... não tinha essas informações sobre o achocolato... e quanto as folhas, ontem eu não as comi mesmo, mas na segunda sim... sempre como... menos rúcula, que é amarga demais... rs

    Vanessa, brigadu pelo cometário flor... tomara que eu comece a gostar desses pães rapidinho...rs

    Ana Laura, tamu junto... vai me contando a sua experiência... vamo trocar figurinha hein e vamo conseguir sim

    Cláudia, amiga, quero experimentar essa bolacha...

    Mateus, vc não é gordo amore... mas qto ao preço, minha nutricionista disse que não é caro e to concordando com ela... tipo, comer frutas no café da tarde tá me economizando... eu gastava mais com as besteiras que comia

    ResponderExcluir