segunda-feira, 29 de julho de 2013

Força de Vontade é a expressão da vez

Sempre é muito legal começar um blog novo e, junto com ele, um novo projeto. Nesse caso, o projeto nem é tão novo assim. Há quase dois anos um dos meus objetivos é eliminar, antes de fazer 30 anos, os 24 quilos que ganhei por diversos motivos. O emocional talvez seja, sempre, o ponto fraco de quem se apoia na comida. Tá triste, come que passa. Tá feliz, come para comemorar. Tá nervoso, come que acalma. E o corpo acaba sofrendo as consequências desse tipo de "preenchimento" das lacunas sentimentais.
E não falo de consequências estéticas. Não acredito nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade e nem acho que você deve se comparar a alguém para se sentir feliz. No meu caso, o que tenho sentido, é uma necessidade de emagrecer por saúde. Não que eu esteja doente, muito pelo contrário. Mas estar com quase 100 quilos atrapalha em alguns momentos da vida. E não vou perder meu  tempo aqui apontando todos esses momentos em que os quilinhos a mais incomodam. Quem é gordo, sabe. Quem não é, não vai entender.
A intenção em expor minha caminhada rumo ao corpo que eu tinha aos 15 anos, é por puro compromisso. Sei que se fizesse isso sozinha, sem a ajuda e o incentivo de vocês, sem compartilhar tudo que se passa comigo, talvez não durasse e provavelmente eu não conseguiria. Digo isso porque cheguei a perder 8 quilos apenas fazendo caminhada, mas acabei engordando 7 pelo desânimo e a falta de disciplina. Por isso, dessa vez vai ser diferente.
Esse blog vai ser tipo um diário. A intenção é escrever diariamente sobre como tenho me comportado em relação a comida, o que tenho ingerido, os centímetros e quilos que estou perdendo e as alegrias e sofrimentos que terei durante o "trajeto", começando por hoje. Me pesei e estou com 94 quilos. O objetivo é chegar aos 70. Ainda não conseguir tirar as minhas medidas, mas assim que o fizer, coloco aqui para vocês acompanharem as mudanças. Mas já adianto que o tamanho do meu sutiã é 52, da calça é 46 ou 48 e das blusas ou vestidos é geralmente GG.
Além de reeducação alimentar, também voltei a fazer exercícios. Na verdade, nunca fui uma pessoa sedentária. Sempre me movimentei, mas, em contrapartida, sempre gostei de comer muita besteira, alimentos beeeeemmmm calóricos. Então, o que quero fazer, e espero que dê certo, é aliar exercícios frequentes (o escolhido da vez foi o Muay Thai, arte marcial que eu adoro, que tem tudo haver com a minha vida e também alguns exercícios funcionais) com uma alimentação equilibrada e saudável. Voltei aos treinos hoje com força total.
Vou contar com a ajuda da Personal Trainer (e minha namorada) Mariana Rodrigues com relação aos exercícios que devo fazer e também da Nutricionista (e minha tia) Nádia Maria Mazzeto, para avaliar como está a minha dieta. Ambas vão me passar dicas para que eu possa repassar a vocês.
Espero poder ajudar e incentivar muita gente que, como eu, precisa de apoio para seguir em frente. Lembrando que o que mais importa é a nossa saúde e não ter um corpitcho que agrade os olhos alheios. Vou continuar me amando como sempre e como nunca. E vamo junto, que a gente vai mais longe. =D


Cardápio de hoje

Café da manhã:
1 banana
2 pães de queijo pequenos



Almoço:
Salada contendo: brocólis, grão de bico, lentilha, tomate-cereja, cenoura, beterraba, repolho, soja, milho verde e ervilha (maior parte dos alimentos crús, temperada apenas com pouco azeite, sem sal)
2 ovos de codorna
2 colheres de sopa de arroz integral
2 colheres de sopa de camarão ao catupiry
1 pedaço pequeno de escondidinho de bacalhau

Lanche da tarde:
1 pão de queijo pequeno
1 ameixa

Jantar:
1 pão de cenoura com duas fatias de peito de peru

Ceia:
1 barra de cereal
1 maça

TOTAL: Aproximadamente 1.300 calorias / o ideal, segundo a nutricionista, seria 1.870

OBS: A parte da manhã foi mais tranquila. Fiquei saciada com o que comi e não senti fome. O almoço também foi tranquilo, embora eu tenha sentido muita vontade de comer as frituras a que estou acostumada e tomar um suco junto com a comida. Na hora de pagar a conta também foi sofrido. Os chocolates que ficam no caixa me fizeram sofrer um bocado. Estava acostumada a sempre comer uma barrinha depois do almoço. Sou chocólatra e essa parte talvez vá ser a mais tensa de todas. #Oremos
Na parte da tarde senti muita fome (na verdade ainda estou sentindo). Os alimentos não foram o suficiente para me saciar. Talvez seja necessário para adaptar meu estômago a comer menos. Enfim, hoje abri mão do achocolatado pronto de caixinha no café da manhã, das frituras e chocolate no almoço, das bolachinhas italianas e do suco industrializado no café da tarde e ainda vou abrir mão do lanche noturno. #Oremos de novo, porque o trem tá feio.

9 comentários:

  1. São os três F´s que formam o pilar da sua nova vida.
    Força

    Foco.
    Boa sorte e um beijo

    ResponderExcluir
  2. Estamos torcendo por você. Abraços, Cris e Ana Clara!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. brigadu gente... fico feliz de saber que to ganhando estímulo de todos os lados... =D

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ráaa, te vi no Balbec esses dias!!
    Era a despedida ou uma tentação esporádica ainda vale sob a promessa de mais exercícios e alface!? :P
    hahaha, Good Luck.. ;)

    ResponderExcluir
  8. Quem és tu que me denuncia dessa maneira? ahuahauahuahuahaa... brincadeira... eu comecei a dieta ontem... balbec agora só mto de vez em qdo... mas eu ia bastante.

    ResponderExcluir