quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nunca emagreça por alguém


Na novela Amor à Vida temos uma personagem interessante: a Perséfone. Gorda e linda, mas que começou a trama como uma virgem de mais de 30 anos e com a autoestima baixíssima, tão baixa a ponto de querer emagrecer para agradar o marido, que de fofo passou a ser um babaca. Não tenho acompanhado a novela pra detalhar todos os dramas que ela tem vivido, mas a intenção do post é refletir sobre pessoas que tentam ser o que não são só para agradar os outros, sejam namorados (as), familiares ou amigos.
Só posso lamentar por aqueles que priorizam o querer do outro em detrimento do querer próprio. Que não conseguem sequer saber o que querem, como ser de um jeito que te deixe feliz e anular (ou pelo menos tentar anular) todas as investidas cruéis da sociedade, principalmente a de consumo, que fabrica padrões e destrói amor próprio. Não faz sentido se modificar dessa maneira porque alguém pediu. Seria, na verdade, uma forma de afirmar que os padrões estão corretos e que quem não está neles está fadado a ser infeliz e nunca ter alguém que o ame.
Nunca fiz isso. Sempre que ficavam me xaropando, dizendo que eu deveria emagrecer, entrava em um ouvido e saia pelo outro. A decisão de mudar meus hábitos alimentares, e consequentemente meu corpo, partiu de um desejo meu de ter mais saúde. E foi por essa vontade que eu mudei e tenho mudado um pouco mais a cada dia. Enquanto eram os outros que queriam interferir no meu corpo, nada acontecia, porque de fato não deveria acontecer. Ninguém tem o poder, nem o direito de dar palpite no corpo de cada um. Isso é algo extremamente pessoal.
Portanto, se você quer mesmo mudar a sua vida, faça isso por você mesmo. Só assim terá forças o suficiente para superar todos os obstáculos que vão aparecer no meio do caminho e persistir, até chegar no seu objetivo final, que deve ser, única e exclusivamente, ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário